top of page

Nesta página vocês aprenderam como fazer a reparação e montagem de computadores

Na detecção e reparação de avarias de Hardware bem como montagem e manutenção de computadores. Quando As pessoas e empresas precisarem consertar seus computadores procurarão os melhores profissionais aqueles com mais conhececimentos serão os mais requisitados. por isso dediquem-se por ter conhecimento de técnico de Hardware é uma boa oportunidade de emprego...

Antes de começar a fazer a reparação, manutenção e montagem você precica conhecer estas ferramentas bem como o uso delas

Alicate de Gripagem RJ 45

Alicates de Ponta  e Bico

Pinças, pegadores e porta trecos

Decapador de Cabos

testador de Cabos

Multímetro Digital

Alicate de Corte

Cheves  de Fenda e Philips e Cotolo

Lupa

Pistola

Luvas

Ferro de Solda

Esponja

Sugador de Solda 

Pulseira Anti-Estática

Pousador do Ferro de Solda

Pinceis e Escova de dentes

Alcool Isopropílico 

Manta Antistática

Borracha

Aspirador

Abraçadeiras Plásticas

Estojo de CD/DVD

HD externo e Pendrives

Pasta Térmica

Baixe a seguinte apostila, irá lhe ajudar a compreender determinados assunto sobre Hardware

Apostila manutenção em computadares

Veja os passos para fazer a manuntenção de computadores

Antes de tudo, certifique-se de que você tenha higiene e segurança no trablaho , seguindo estas dicas:

 

  1. Utilize, preferencialmente uma mesa ampla e sem objetos em cima;

  2. Se achar melhor, trabalhe em pé, para poder ter maior liberdade de movimentos;

  3. Escolha um local bem iluminado.

Separe os materiais necessários, a saber:

  1. Chaves e Alicates;

  2. Pincel;

  3. Pasta térmica (comprada em lojas de informática);

  4. Pano para limpeza ou papel toalha;

  5. Borracha escolar branca;

  6. Aspirador;

  7. Lanterna (opcional);

  8. Spray limpa-contato ou alcool isopropílico (opcional);

Passo 1 - Abrir o computador

  • Desconecte todos os cabos do computador (mousetecladomonitorcabo da fonterede, telefone, impressora, etc).

  • Abra o gabinete do computador (erroneamente chamado de CPU por alguns), retirando os parafusos traseiros (alguns tem apenas presilhas) e subtraindo a tampa metálica.

  • Guarde os parafusos ou presilhas juntamente com a tampa metálica em um local que não atrapalhe o serviço.

Passo 2 - Retirar os componentes do computador

  • Posicione o gabinete de maneira que você tenha acesso fácil ao seu interior. Se necessário, incline-o.

  • Desconecte todos os cabos que prendem os componentes à placa-mãe, tais como HD, disquete, CD/DVD; e os que ligam a fonte de alimentação (caixa grande de metal presa ao gabinete, na parte traseira) aos componentes. Se precisar, identifique cada cabo através de etiquetas ou desenhe um "mapa" para saber onde cada cabo estava conectado.

  • Comece retirando os componentes de acesso mais fácil, lembrando de guardar os parafusos que os prendem, tendo cuidado para não derrubar nenhum deles ou danificá-los com a chave de fenda ou Phillips. Também procure não tocar nos circuitos, procurando manuseá-los pelas bordas.

  • Tenha um cuidado especial com o HD (disco rígido) e com os pentes de memória. O HD não deve sofrer impactos e os pentes de memória devem ser acondicionados em suas embalagens próprias ou em folhas de papel.

  • Não é necessário retirar a placa-mãe, pois esta pode receber manutenção diretamente no gabinete, além de ser um componente um pouco difícil de ser retirada.

  • Retire a fonte de alimentação.

Passo 3 - Retirando e limpando o processador Desprenda o cooler (dissipador, ventilador ou ventoinha) do processador (cada modelo tem um tipo específico de acoplamento, porém, geralmente é feito através de presilhas).

  • Retire o processador (geralmente levantando uma alavanca de plástico ao lado do processador, sacando-o do slot, em seguida) ou retirando os parafusosos.

  • Limpe com o pano de limpeza ou toalhas de papel a pasta sinza que existe no processador e no dissipador de calor (a parte metálica que saiu junto com o cooler).

  • Limpe o processador, o dissipador de calor e o cooler, com o pincel (cuidado para não entortar os pinos do processador).

  • Insira o processador no seu slot sem utilizar força (o processador encaixa-se sem a necessidade de pressão). Observe que existe somente uma posição para encaixe.

  • Coloque a alavanca que prende o processador na posição normal.

  • Coloque um pouco de pasta térmica em cima do processador a fim de substituir a que você retirou (não exagere).

  • Monte sobre o processador o conjunto dissipador de calor e cooler.

Passo 4 - Limpando os componentes

  • Comece retirando o pó do gabinete e da placa-mãe com o pincel e com o aspirador. O Aspirador serve para auxiliar a retirada do pó dentro do gabinete, (pode ser utilizado em conjunto com o pincel, ou primeiro um, depois o outro).

  • Limpe cada componente apenas com o pincel, para retirar o pó. Para aqueles que possuem circuítos de conexão com os slots do computador (slots são os encaixes onde se conectam as placas e as memórias), limpe os contatos das placas e da memória (a parte onde se encaixa com o slot) com a borracha branca, de forma suave e depois retire os resíduos com o pincel. Se tiver o spray limpa-contato, use-o nesta parte.

  • Caso consiga abrir facilmente a fonte de alimentação, desparafusando a sua tampa, retire o pó do seu interior com o pincel e o ventilador, inclusive do cooler (o ventilador da fonte). Caso possua o pó de grafite ou o óleo de máquina de costura, use-o para lubrificar o cooler (utilize pouco e com cuidado).

Passo 5 - Finalizando a manutenção

  • Após limpar cada um dos componentes, reinstale-os no computador, mesmo sem a tampa do gabinete certifique-se que o gabinte está a funcionar pra isso coloque o cabo da fonte e liga se está ok feche o gabinete se não certique-se que todos cabos estão certamente colocados.

  • Reconecte os cabos primeiramente do monitor, teclado e mouse.

  • Ligue o computador e veja se tudo funciona.

Agora sim estás habilitado para reparar diversos tipos de problemas que acontecem com os usuários

Vou apresentar alguns comuns do nosso dia a dia Problemas:

Estes são os problemas mais comuns pessoal que ao longo do tempo irão se deparar com eles, agora outros tipos de casos a reparação é baseada nestes tipos de problemas oque significa que se você estar capacitado a reparar estes problemas considera-se um técnico de Hardware. 

Nota: Nunca pensem que voçês são os melhores do mundo, caso tenham dificuldades peçam ajuda em um amigo que também entende do assunto...claro sem esquecer que nós estamos aqui para ajudar voçê... Rodriigues WebSoft

2016 / Este site foi criado para atender as suas necessidades... Localiza-nos no Facebook, Whatsaap +244934424286

  • facebook
  • Best Free messaging android apps
  • casa do photoscape 4
  • youtube
bottom of page