top of page

Redes de computadores: interligação de dois ou mais computadores (nós), que usam um conjunto de regras (protocolo ) para compartilhar recursos de hardware e recursos de software.

A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

Os meios de comunicação podem ser: linhas telefónicas, cabo, satélite ou comunicação sem fios (wireless).

Perceba que qualquer tipo de dispositivo capaz de enviar ou receber dados pode ajudar a compor uma rede, não apenas um computador. Por essa razão, quando falamos em componentes de rede, nos referimos à eles como nós, e não computadores.

Como exemplo de Redes, podemos citar:

  • A Internet;

  • A Intranet de uma empresa;

  • Uma rede local doméstica;

Como exemplo de nós que vemos com frequência conectados à uma rede, podemos citar:

  • Terminais de computadores

  • Impressoras

  • Computadores

  • Repetidores

  • Pontes

  • Roteadores

  • Chaves

  • Switches

  • Hub

Termos e expressões que são essenciais para que possamos estudar redes de computadores:

Endereçamento: Isso significa alocar um endereço para cada nó conectado a uma rede. Um exemplo é o usado pelas redes de telefonia, onde cada aparelho de telefone possui o seu próprio número.

Meio: O ambiente físico usado para conectar os nós de uma rede. O meio de uma rede pode ser algum tipo de cabo ou através de ondas de rádio ou outro tipo de radiação eletromagnética.

Protocolo: Um protocolo são algumas regras que os nós devem obedecer para se comunicarem uns com os outros. O que eles fazem é criar uma linguagem comum entre diferentes máquinas. De forma geral, ele é um conjunto de regras, especificações e procedimentos que devem governar entidades que se comunicam entre si. Por exemplo, quando conversamos com alguém, devemos sempre esperar a pessoa terminar de falar para que possamos dizer algo também. Não é permitido começar a falar ao mesmo tempo que outra pessoa. Isso é um exemplo de protocolo usado por humanos para que eles possam conversar. Da mesma forma, também somos obrigados a seguir protocolos diferentes em festas, ocasiões formais ou reuniões executivas. Como exemplos de protocolos que regem a comunicação entre computadores, podemos citar o TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol') - um protocolo para controle de transmissão e para a internet, o FTP (File Transfer Protocol) - um protocolo para a transmissão de arquivos entre computadores, HTTP (HyperText Transfer Protocol) - protocolo de transmissão de hiper-textos e o protocolo Google Talk - conjunto de protocolos de rede usado pelo Google. Protocolos são tão importantes que às vezes é comum chamarmos uma rede pelo nome de seu protocolo.

Roteamento: Rotear significa determinar qual o caminho que um pacote de dados deve tomar ao viajar entre os nós de origem e destino. Em redes em laço completo no qual todas as máquinas estão conectadas entre si, isto é uma tarefa fácil. Mas no caso de redes mistas, por exemplo, esta pode ser uma tarefa complicada. Para fazer este serviço, costuma-se usar unidades de hardware dedicadas chamadas roteadores.

Classificação de redes pela Área Ocupada

Com relação à área que ocupa, uma rede pode ser classificada em:

Rede Local: (LAN - Local Area Network) Qualquer rede com um raio de 10 Km ou menos. Elas são bastante usadas para conectar computadores em uma sala, prédio ou campus universitário.

(Storage Area Network ou SAN) é uma rede destinada exclusivamente a armazenar dados, ou seja, o conceito de armazenamento de dados em rede. 

Rede Metropolitana: (MAN - Metropolitana Area Network) Uma rede que conecta máquinas ao longo de uma área metropolitana. Por exemplo, considere uma empresa com sedes em vários pontos ao longo de uma metrópole cujos computadores estejam em rede.

Regional Area Network (RAN) é uma rede de computadores de uma região geográfica específica. Caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica, RANs são maiores que as redes de área local (LAN) e as redes de área metropolitana (MAN), mas menores que as redes de longa distância (WAN). Num sentido mais restrito RANs são considerados uma sub-classe de MANs.

Rede de Longa Distância: (WAN - Wide Area Network) Qualquer rede que seja maior do que uma Rede Local descrita acima. Muitas delas são usadas para conectar máquinas entre diferentes cidades, estados ou países. Além destas duas classificações principais, existem outras:

Rede Pessoal: (PAN - Personal Area Network) Uma rede doméstica que liga recursos diversos ao longo de uma residência. Através da tecnologia Bluetooth obtém-se uma rede PAN.

Rede Global: (GAN - Global Area Network) Coleções de redes de longa distância ao longo do globo

Rede de Armazenamento de Dados (SAN - Storage Area Network) Redes destinadas exclusivamente a armazenar dados.

Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network - Rede de área local sem-fio) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos.

WMAN (Wireless Metropolitan Area Network) é uma rede de área metropolitana sem fio (wireless).

Os WMAN baseiam-se na norma IEEE 802.16.A WLAN tem de 4 a 5 quilometros de alcance. com base no editor

WLAN (Wireless Local Area Network) e WMAN não são a mesma coisa.

Um exemplo de rede que é classificada como WMAN é o WiMAX.

A rede metropolitana sem fios (WMAN ou Wireless Metropolitan Area Network) é conhecida sob o nome de Anel Local Rádio (BLR). Os WMAN baseiam-se na norma IEEE 802.16. O anel local rádio oferece um débito útil de 1 a 10 Mbit/s para um alcance de 4 a 10 quilómetros, o que destina esta tecnologia principalmente aos operadores de telecomunicação. A norma de rede metropolitana sem fios mais conhecida é o WiMAX, permitindo obter débitos de aproximadamente 70 Mbit/s num raio de vários quilómetros.

WWAN (Wireless Wide Area Network - Rede de longa distância sem-fio) é uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão (CDMA,GSM, etc).

Classificação de redes pela Topologia:

Rede em anel (Ring)

Rede em barramento (Bus)

Rede em estrela (Star)

Rede em malha (Mesh)

Rede em ponto-a-ponto (ad-hoc)

Rede em árvore

Classificação de redes Segundo o meio de transmissão:

Rede por cabo

Rede de Cabo coaxial

Rede de Cabo de fibra óptica

Rede de Cabo de par trançado

Rede sem fios

Rede por infravermelhos

Rede por microondas

Rede por rádio

Hardware de Redes

Hardware de rede, ou dispositivos de rede, referem-se aos equipamentos que facilitam e dão suporte ao uso de uma rede de computadores, ou seja, são os meios físicos necessários para a comunicação entre os componentes participantes de uma rede. 

Elementos de Cabeamento:

Cabo coaxial

Cabo de fibra óptica

Cabo de par trançado

Repetidor

Transceptor

Estação de trabalho

Placa de rede

Concentrador (hub)

Comutador (switch)

Roteador (router/gateway)

Modem

Porta de Ligação (gateway router)

Ponte (bridge)

Firewall (porta corta-fogo)

Servidor

Servidor de arquivos

Servidor de comunicações

Servidor de disco

Servidor de impressão

Servidor de bluetooth

O tipo mais básico de hardware de rede são os adaptadores de rede Ethernet, ajudados em grande parte por sua inclusão-padrão na maioria dos sistemas informáticos modernos. Todavia, redes sem fio tem se tornado cada vez mais populares, especialmente para dispositivos portáteis.

Outros equipamentos prevalecentes no campo do hardware de rede são aqueles utilizados em datacenters (tais como servidores de arquivos, servidores de bancos de dados, dispositivos de armazenamento, serviços de rede (tais como DNS, DHCP, e-mail etc) bem como outros dispositivos específicos de rede tais como provimento de conteúdo.

Outros dispositivos diversos que poderiam ser considerados hardware de rede incluem telefones celulares, PDAs, impressoras e mesmo máquinas de café modernas (e outros dispositivos conectados na Internet). A medida que a tecnologia avança e redes baseadas no protocolo IP são integradas na infraestrutura de edifícios e em utilidades domésticas, o hardware de rede torna-se onipresente devido ao número crescente de pontos de rede possíveis.

bottom of page