FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA UM TÉCNICO DE INFORMÁTICA:
Alicate de Cripagem RJ 45: serve crimpar Cabo de Rede de Par Trançado UTP CAT 5 com conectores RJ-45 para redes de computadores e outros dispositivos compatíveis com este tipo de conexão.

Alicate de bico: O alicate de bico é útil para encaixar conectores e pequenos jumpers.

Pinças, pegadores e porta trecos: Servem para segurar parafusos e guardar pequenas peças para evitar o estravio das mesmas. Algumas vezes é necessário uma pinça para retirar sujeira dos cantos do gabinete.

Alicate decapador de cabos: é utilizado para remover capas de proteção de fios e cabos. Sua utilização é de suma importância para todos os profissionais e técnicos que trabalham com fios e cabos, e necessitam decapá-los de forma fácil e precisa, evitando acidentes.

Testador de Cabos: O testador de cabos é um dispositivo utilizado para medição na verificação do desempenho de uma rede de equipamentos e garantir as especificações técnicas do produto.

Multímetro Digital: Serve para testar fontes e outros componentes eletrônicos. Importante também para testar a tensão de entrada e saída de nobreaks, estabilizadores e tomadas na medida de CA, CC, e Resistência,etc.

Alicate de Corte: Serve para cortar presilhas ou abraçadeiras plásticas, fios, arames e fios de cobre, alumínios e aço entre outros.

Cheves de Fenda e Philips: servem para abrir praticamente qualquer computador. É importante ter chaves de vários tamanhos para o caso de ter parafusos fora dos padrões normais de um PC. Chaves do tipo canhão (à sua esquerda) e torx também são usadas com alguma frequência.

Chaves do tipo "cotoco": Elas fazem bastante força para soltar alguns parafusoss. Chaves de precisão são fundamentais para abrir notebooks e netbooks. são necessárias nos caso quando encontramos parafusos sómente para este tipo de chaves.

Lupa: É utilizada para observar com mais facilidade pequenos objetos e alguns detalhes ou superfícies e até descobrir problemas que afectam o computador.

Pistola de cola quente: Serve para colar peças plásticas quando rompidas ou abertas para consertos.

Ferro de Solda: é uma ferramenta eléctrica que transforma a corrente eléctrica em calor, o qual é transferido para uma ponta metálica. Para a soldagem de componentes electrônicos mais delicados ou de menor tamanho, deve-se utilizar um ferro de solda de 30W. Não esqueça de utilizar uma esponja para limpar a ponta do ferro quando estiver com sujeira e assim e quando voltar a soldar terás boa soldagem.

Sugador de Solda: Trablaha em conjunto com ferro de solda ele é necessário ao retirar soldas de placas. também é necessário ter o pousador do ferro, onde voçê irá colocar quando não estiver em suas mãos.

Alcool Isopropílico: é o álcool adequado para utilizar na limpesa de materias electrônicos,também útil para remover a pasta térmica do processador.

Borracha Branca: Serve para limpar mau contacto dos materias electônicos como por exemplo limpar a MEMÓRIA RAM.

Pasta Térmica: Componente fundamental no funcionamento do processador sem a pasta térmica o processador não funciona e chega a danificar, é recomendavél trocá-la em um á um ano
