Processador: também chamado de CPU (central processing unit - unidade central de processamento) é o cérebro do computador, é umas das partes mais importante no computador ele tem a responsabilidade nos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está diretamente ligada à velocidade do processador.
características do processador em geral:
-
Frequência de Processador (Velocidade, clock). Medido em hertz, define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo.
-
Cores: O core é o núcleo do processador. Existem processadores core e multicore, ou seja, processadores com um núcleo e com vários núcleos na mesma peça.
-
Cache: A memória Cache é um tipo de memória auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e outros componentes
-
Potência: Medida em Watts é a quantia de energia que é consumida por segundo. 1W = 1 J/s (Joule por segundo)
Tipos de processadores
Antes de comprar um novo processador, o técnico deve verificar qual é o socket existente em sua placa-mãe.portanto, caso compre um modelo incompatível com a sua placa mãe pode não só afectá-la como também dar defeito no equipamento. Para conferir essa informação, consulte o site da fabricante da sua placa-mãe. Além disso existe também um aplicativo que lhe ajuda a verificar nesses tipos de casos faça o download do CPU-Z.

Assim como os sockets, existem vários tipos de processadores, que variam de acordo com a quantidade de núcleos, capacidade de processamento e suporte ao overclock, prática de aumentar a capacidade do chip. Confira abaixo a classificação desses componentes de acordo com esses critérios.
Single-core ou multi-core: esta característica indica a quantidade de núcleos de processamento que um processador pode ter, podendo variar de apenas um núcleo até mais de oito núcleos. Quanto maior o número de cores, maior é a capacidade de processar tarefas simultaneamente e acelerar as aplicações do PC.
Arquitetura 32 ou 64 bits: essa característica remete à capacidade de processamento de informações do processador. Apenas chips com arquitetura de 64 bits é possível que o PC aproveite quantidades superiores a 3GB de RAM, além de processarem blocos maiores de dados de maneira mais rápida.
Compatibilidade com overclock: esta é uma técnica utilizada para aumentar a velocidade nominal do processador e conceder um desempenho extra ao usuário. Processadores que possuem esta capacidade são identificados como “Unlocked”, no caso de Intel, ou “Black Edition”, para AMD. No entanto, é preciso estar ciente que a exigência excessiva de processamento dos chips podem fazer com que esses componentes se desgastem mais rápido, além de obrigar o usuário a equipar a máquina com sistemas de resfriamentos mais eficientes.
Imagens de processador



