Equipamentos necessários para criar uma rede de compuatdores:
Para criar uma rede se compuatadores primeiramente você necessita de ter computadores só assim com ajuda de outros dispostivos como Gateway, Roteador, Switch, Cabos, ect. você ira completar os seu equipamentos e vamos passar a citá-los alguns destes como:
1. GateWay: É uma passagem constituída de hardware e software, um “portão” (gate) que uma rede utiliza para se comunicar com outra rede que tem arquitetura diferente.O Gateway realiza as conversões de protocolos para que as redes possam se entender. Em uma rede local (LAN) ele pode ser usado, por exemplo, para conectar os computadores da rede a um mainframe ou à Internet.

2. Roteador: É um dispositivo utilizado para gerenciar a transferência de dados entre duas redes de computadores. É o roteador que escolhe o melhor caminho para que a informação chegue ao destino. Geralmente são usados para ligar uma LAN (Local Area Network – rede local) a uma WAN (Wide Area Network – rede de longa distância).

3. Firewall: O Firewall é um complexo de hardware e software necessários para filtrar o tráfego, ou seja, barrar dados inconvenientes entre duas redes. Ele monitora as milhares de portas usadas na comunicação dos aplicativos e funciona como uma parede (wall). Alguns firewalls simples são o Norton Personal Firewall da Symantec e o ZoneAlarm Pro da Zone Labs.

HUB: O Hub é recomendado para redes cliente-servidor e em uma configuração estrela, como concentrador, ele funciona desta maneira:
-
O Hub transmite as informações que chegam para todas as estações conectadas a ele
-
As estações podem transmitir informações para o Hub, mas só deve acontecer uma transmissão de cada vez

SWITCH: O Switch tem melhor performance que o Hub, porém é mais caro. É recomendado para redes com grande tráfego ponto-a-ponto (peer-to-peer) pois o Switch transmite cada pacote de dados diretamente para o destinatário, uma estação específica;

Meios de transmissão nas redes
Computadores em rede ficam interligados por meio de fios elétricos, fibras ópticas ou ondas de rádio ou raios de luz.Nas redes com fio, pode-se utilizar o par trançado ou UTP (Unshielded Twisted Pair) ou o cabo coaxial. Cabos USB, teoricamente também poderiam ser utilizados, mas a distância máxima é uma barreira, além do elevado custo.
1. Cabo de pares trançados: O tipo mais usado de cabo trançado é o chamado UTP ou cabo sem blindagem e há um segundo tipo, o STP, que possui uma malha de revestimento para proteger os condutores contra interferências eletromagnética vindas do exterior.
O STP é bem mais caro e só se justifica se existirem motores, cabos de alta tensão, alto-falantes ou outras fontes de ruído nas proximidades. O cabo de pares comumente utilizado contém 4 pares de fio (8 fios) sendo que as redes de até 100Mbps utilizam apenas dois dos pares e outros dois pares ficam sobrando. Para chegar a 1Gbps todos os pares são utilizados.
Um par trançado pode transportar a comunicação até 100 metros de distância e distâncias maiores exigem repetidores. Redes com mais de dois computadores, usando par UTP, necessitam de um Hub para fazer as interligações.
Exemlpos na primeira imagem temos o Cabo STP e na segunda UTP


2. Cabo coaxial: Uma rede via cabo coaxial dispensa Hub mas fica mais vulnerável pois se uma das ligações cair, toda a rede para de funcionar. A resistência característica do cabo mais utilizado é de 50 ohms e a linha precisa estar corretamente casada ou as reflexões destruirão os sinais.
Equipamentos localizados nas extremidades dos cabos utilizam um conector em forma de “T” no qual deve ser utilizado o terminador para garantir o casamento mesmo se desconectado o equipamento. O cabo coaxial pode transportar os sinais por até 300 metros.


3. Fibra Óptica: O inventor da fibra óptica foi um indiano chamado Narinder Singh. Na década de 60 as fibras ópticas tiveram aplicação prática devido ao aparecimento dos LEDs, fontes de luz de estado sólido – inclusive a luz do tipo laser. As fibras ópticas começaram a ser fabricadas comercialmente em 1978 e nos anos 80 elas foram substituindo os cabos coaxiais.
Antes da fibra óptica, o melhor meio de transmissão era o cabo coaxial que permitia velocidades superiores a 100 Mbps e com a chegada da fibra óptica a velocidade foi aumentada de forma incomparável: tudo ficou um milhão de vezes mais rápido.

4. Ondas de luz x Ondas de rádio: Redes sem fio (Wireless) podem utilizar as ondas de rádio que se propagam até no vácuo. Redes sem fibra (Fiberless Optics), como a radiação infra-vermelha, já são usadas por modelos wireless de mouse e teclado.
Raios laser também já são estão sendo usados, mas até agora somente para as ligações das redes ao backbone da Internet. O laser usado é pouco penetrante: é o chamado laser classe I, na faixa de 1550 nanômetros, que não afeta a retina mas é perigoso para a córnea.Para ter uma idéia, o laser dos apontadores vendidos por camelôs nos grandes centros comerciais pertencem à classe III e exige cuidados e advertência nas embalagens.