
FLUXOGRAMA
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
Os fluxogramas são muito utilizados em projetos de software para representar a lógica interna dos programas, mas podem também ser usados para desenhar processos de negócio e o workflow que envolve diversos atores corporativos no exercício de suas atribuições.
O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais. O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização. em suma fluxograma é a representção gráfica do algoritmo que é uma sequência finita de passos para resolver um problema, veja o seguinte exemplo do fluxograma de uma actividade frequente nos domingo :

Ao fazer um fluxograma de um algoritmo o programador deve ter em conta que:
-
Um fluxograma de ve ser claro, simples e de fa´cil leitura.
-
Não deve haver ambiguidade na interpretação.
-
O texto dentro de cada símbolo deve limitar a instrução a ser xecutada.
-
Deve-se evitar o crusamento de linhas para não comprometer a compreensão .
-
Apenas uma linha de fluxo de partir ou chegar a um terminador ou conector.
Para mais compreensão observe as seguintes imagens
Está imagem mostra os símbolos e seus significados

Está imagem mostra o fluxograma de programa pra calcular a média e dizer se aluno está aproovado ou não


Está imagem mostra o fluxograma de programa que exige uma repetição observam com atenção por ao longo da programação irão se deparar com aspectos do género

Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação.
Veja o seguinte exemplo de um pseudocódigo de um programa que leia a nota e diz se o aluno está aprovado ou reprovado:
nota: real; //Declaração das Variáveis
Início
Escrever ("Introduza a nota")
Ler ("nota")
SE ( nota <10>) ENTÃO
Escrever ("O aluno está Aprovado") SE NÃO
Escrever ("O aluno está Reprovado")
Fim SE
Fim
